- Evite molhar a parte externa da cuia com água fervida ou muito quente. Isso aumenta a durabilidade do polimento.
- Logo após encerrar o chimarrão, procure retirar a erva-mate e limpar a cuia com água corrente. Assim evita-se que ocorra fermentação da erva e alteração do gosto.
- Quando não estiver em uso, deixe a cuia com o bocal para cima, em local arejado, para facilitar a secagem e sem incidência de luz solar direta.
Alguns cuidados para manter a cuia de chimarrão
Para curar sua cuia, e preparar o primeiro chimarrão, é fácil. Só recomendamos que siga alguns passos:
- Coloque de duas a quatro colheres de erva-mate na cuia. Depois, preencha com água quente, não fervida, até sua superfície, de modo a não derramar a água.
- Assim, deverá descansar por 8 a 10 horas. Em seguida, lave a cuia com água corrente deixando-a secar na sombra e em local ventilado, na posição horizontal.
- Depois, pode preparar o chimarrão da maneira tradicional e cevar um bom mate amargo. Lembrando sempre que, quanto mais a cuia for usada, mais ela irá absorver o sabor da erva-mate e o seu chimarrão ficará ainda melhor.
O chimarrão é uma das mais antigas tradições do gaúcho e é oficialmente a bebida típica do Estado. Para preparar um bom chimarrão é necessário ter erva-mate, bomba e cuia de boa qualidade. Temos algumas recomendações para melhorar ainda mais o mate amargo.
andre.vendas@benno.net.br
(51) 9 9721-2801
® 2019 Benno - Todos Direitos Reservados